FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais, como meios necessários à escuta ativa.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

A escuta activa não é um conjunto de técnicas que se aprende, mas sim o desenvolvimento de “certas” qualidades pessoais necessárias na forma de estar com o outro. No entanto, a capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa  tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA
  • Custo: 450€
  • Descontos: 10% para estudantes / 20% para sócios

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa
  • Cláudia Farinha, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

INSCREVA-SE AQUI

 

Programa (ler aqui programa detalhado)

A 5ª Edição da Formação (2017) tem início a 11 de Novembro. A Formação tem a duração de 10 sessões.

Consulte o Calendário das sessões abaixo.

Inscrições: https://goo.gl/forms/bCdTeCrZN4KAlTcp2


Próximas Sessões

 

Nov
11
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Nov 11@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

Inscrições aqui: Formulário

Dez
9
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Dez 9@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

Inscrições aqui: Formulário

Jan
6
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Jan 6@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

Inscrições aqui: Formulário

Fev
17
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Fev 17@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

Inscrições aqui: Formulário

Mar
17
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Mar 17@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

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Abr
21
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Abr 21@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

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Mai
5
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Mai 5@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

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Jun
2
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Jun 2@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

.

Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

Inscrições aqui: Formulário

Jun
23
Sáb
Escuta Activa #5 @ Hotel Lisboa Plaza
Jun 23@09:30_18:30

FORMAÇÃO EM ESCUTA ACTIVA

A escuta activa é uma arte que enriquece as relações entre pessoas, tanto na vida profissional como particular. É particularmente útil para profissionais de saúde e voluntários, mas igualmente importante para outras áreas, tais como o ensino, o jornalismo, recursos humanos, e relação de ajuda pastoral.

Saber ouvir tráz vários  benefícios, assim como:

  • Identificar e lidar com sentimentos;
  • Compreender o sentido da sua vida;
  • Encontrar formas de gerir os seus problemas;
  • Maior responsabilização pela sua vida e suas escolhas;
  • Promover uma relação mais chegada e significativa com os outros;
  • Promover uma relação de confiança na relação de ajuda;
  • Desenvolver um sentido de si próprio e dos outros, mais saudável;
  • Aprofundar o auto-conhecimento/desenvolvimento de si próprio;

 

Ouvir é um processo que envolve “Ouvir Ativamente” o que a outra pessoa está a comunicar. Numa relação de ajuda é importante que o facilitador desenvolva ‘certas‘ qualidades pessoais e profissionais, como meios necessários à escuta ativa. No entanto capacidade de ouvir ativamente pode ser afectada por factores pessoais, sociais, fisiológicos e de personalidade. Nesse sentido, a formação consiste em duas componentes envolvendo uma parte de desenvolvimento humano e uma experiência prática do que é ser escutado, assim como uma parte de discussão teórica em grupo e prática da escuta activa.

O fundamento teórico desta formação é baseado numa filosofia humanista, mais particularmente, a Abordagem Centrada na Pessoa, de Carl Rogers.

 

Objetivos da Formação

A formação da Escuta Ativa   tem como objetivo, proporcionar ao formando um ambiente de aprendizagem, de apoio e compreenção, para que ele possa desenvolver as  capacidades  pesssoais e profissionais necessárias  para a Escuta Ativa. Os formandos terão uma preparação básica, tanto a nível  emocional, como prática para escutar o outro, no âmbito duma relação de ajuda, segundo a Abordagem Centrada na Pessoa.

Estarão aptos a:

  • Integrar os principios básicos da Abordagem Centrada na Pessoa, na sua forma de “estar” com o outro, através de estudo pessoal, dinâmica de grupo e prática de entrevistas ;
  • Desenvolver de forma contínua a qualidade fundamental de empatia, experiênciando e incorporarando o seu lado afetivo , nas dinâmicas da Escuta ativa;
  • Compreender a necessidade de manter uma atitude de aceitação positiva para com o outro, através de um trabalho contínuo de auto-reflexão e consciencialização;
  • Comunicar de forma genuina, permitindo que o seu Eu seja uma  partilha de  ‘humanidade’ na relação como o outro;
  • Refletir sobre o seu próprio desempenho, através de gupos de encontro ou supervisão permitindo a melhoria contínua do seu trabalho.

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Métodos pedagógicos:

Expositivo: Exposição teórica da matéria com PowerPoint e flipchart para síntese e partilha de informações e experiências;

 

Interrogativo: Utilização de debate e colocação de questões para enriquecer a aprendizagem teórica;

 

Activo: Exercícios em grupo para estimular o auto-conhecimento e Exercícios práticos de escuta activa.

 

Realização da Formação

  • Frequência: 10 sessões de 7,5 horas cada ao longo de 10 meses
  • Horário: 9.30 às 18.30 – um Sábado por mês
  • Certificado de formação: é fornecido certificado a cada formando que assista a 80% da formação.
  • Local: Hotel Lisboa Plaza, Lisboa
  • Entidade Formadora: AMARA

Formadores

  • Carol Gouveia e Melo PhD, pós-graduada em relação de ajuda segundo a Abordagem Centrada na Pessoa

 

DESCONTOS

10% para estudantes

15% para sócios ACP

20% para sócios da Amara

Inscrições aqui: Formulário

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Como ajudar e ser ajudado perante a doença e os desafios da vida   3a Feira, 17.Jan.2017 14H30 – 16H30 AMARA Acompanhamento psico-existencial (para ajudar a lidar com o sofrimento e os desafios da vida) de pessoas com doença crónica, avançada e progressiva, e também de pessoas idosas, institucionalizadas ou no domicílio; Apoio a familiares…

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[Palestra AMARA] Morrer é só não ser visto

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7 de Fevereiro das 18h30 às 21h30 Neste workshop poderá ter uma ideia do que poderá aprender de forma aprofundada na Formação de Escuta Activa que começa a 18 de Fevereiro. Inscrições e informações: formacao@amara.pt www.amara.pt 962 730 796 Local: Hotel Lisboa Plaza à Praça da Alegria Animadora: Cláudia Farinha Pós-graduada em Relação de Ajuda…

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