Programa MSC Mindful Self-Compassion

Cuidar de mim. Cuidar do outro.

Auto-compaixão significa ser-se bondoso para consigo próprio como podemos ser para com os outros. É reconhecer que atravessamos um momento difícil, não ignorar as nossas emoções e também não nos julgarmos.

programa de MSC, destinado a cultivar a capacidade de auto-compaixão, foi desenvolvido pelos psicólogos e investigadores norte-americanos Dr. Christopher K. Germer, especialista na integração da mindfulness com a psicoterapia, e a Dra. Kristin Neff, investigadora pioneira em auto-compaixão.

Trata-se de uma formação empiricamente suportada em que a aprendizagem é sobretudo experiencial sendo cada sessão um laboratório em que os formandos são convidados a fazer a experiência do que funciona para eles. É um programa educativo e experiencial que permite mobilizar e cultivar a faculdade de compaixão inerente a cada um.

Este programa combina as capacidades de mindfulness (consciência plena ou atenção plena) e de auto-compaixão (a capacidade de responder com bondade ao sofrimento pessoal) para melhorar a nossa capacidade de bem estar emocional.

A mindfulness leva-nos a reconhecer e encarar os nossos pensamentos e sentimentos difíceis (como tristeza, raiva, confusão, inadequação) com um espírito de abertura e curiosidade. A auto-compaixão envolve responder a estes pensamentos e sentimentos difíceis com bondade e compreensão, para que nos possamos apaziguar e confortar quando estamos em sofrimento.

A investigação científica tem vindo a mostrar que a auto-compaixão aumenta muito o bem-estar emocional, reduzindo a ansiedade e a depressão.3 Ao tornarmo-nos mais plenamente conscientes e compassivos, sentimos mais leveza e bem-estar na nossa vida quotidiana.

 

Cada sessão comporta:
. práticas formais (meditação, movimento corporal)
. exercícios e práticas informais ligadas a situações da vida quotidiana
. exposição teórica sobre a compaixão e o funcionamento das emoções e do cérebro na reação às situações novas
. partilhas em grupos pequenos e grande grupo e instruções personalizadas.

Objectivos Gerais
. Compreender o que é a auto-compaixão
. Identificar recursos e forças interiores para aumentar a capacidade de resistir a situações difíceis
. Utilizar a compaixão para viver de acordo cm as suas necessidades
. Motivar-se com gentileza em vez de auto-crítica
. Trabalhar sobre as relações difíceis
. Gerir a fatiga empática nas relações de cuidado formal ou informal
. Aprender a praticar a arte de saborear, apreciar a vida, auto-apreciar-se

A quem se destina
Pessoas que desejam lidar melhor com emoções difíceis e melhorar a relação consigo próprios, e com os outros tornando-as mais positivas. Cuidadores informais, profissionais ou voluntários ligados à saúde, educação ou outro tipo de relação de ajuda por forma a diminuir os riscos de fadiga empática.

Facilitadoras

Susana Leitão Dagot
Terapeuta psico-corporal, formadora em Psicopedagogia perceptiva e formadora em MSC (Midful Self Compassion) pelo Center for Mindful Self-Compassion. Voluntária da AMARA.
Georgiana Lecléry
Formadora em Mindfulness para crianças e jovens, MBSR (Mindfulness para redução de stress) em MSC (Mindful Self Compassion) pelo Center for Mindful Self-Compassion.

Duração
30 horas: 8 sessões de 3h mais um dia de retiro de 6h.

Horário
Das 18h30 às 21h30

Preço
Público em geral: 220€ sem IVA
Preço especial Voluntários activos AMARA 150€

Descontos
Sócios AMARA 20%
Sócios ACP 15%
Estudantes 10%

Inscrições/informações: mindfulness.msc.lisboa@gmail.com

Programa por sessão
Sessão 1 (3h)
Descobrir a Mindful Autocompaixão

Sessão 2 (3h)
Praticar a Mindfulness

Sessão 3 (3h)
Praticar a Bondade Amorosa

Sessão 4 (3h)
Descobrir a sua voz compassiva

Sessão 5 (3h)
Vivendo profundamente

Retiro (6h)
Sessão 6 (3h)

Enfrentar Emoções Difíceis

Sessão 7 (3h)
Explorar Relações Desafiantes

Sessão 8 (3h)
Abraçar a Sua Vida

2 Comments
  1. Isabel Santos

    Penso que este programa me interessa mas é necessário que me apresentem o calendário previsto.

    • Susana Dagot

      Boa tarde,
      dia 14 de Setembro, das 19h às 20h30 haverá uma sessão de apresentação do programa no Hotel Lisboa Plaza. As datas das sessões são as seguintes: 10, 17, 24, 31 de Outubro, 7, 14, 21, 28 de Novembro, retiro a 11 de Novembro.
      Se tiver mais alguma dúvida não hesite.
      Melhores cumprimentos,
      Susana Dagot

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