Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Abraçar a Vida Aceitando a Morte

 

Curso ‘ABRAÇAR A VIDA, ACEITANDO A MORTE’

O grande problema não é saber o que se vai passar depois da morte, é saber se há vida ANTES da morte” (Pierre Rabhi)

Enfrentar a nossa própria morte, pode ser um dos momentos mais significativos da nossa vida.

Esta formação centra-se numa reflexão sobre a qualidade das relações com pessoas próximas, o sentido da vida e a tomada de consciência dos seus medos em relação à vida e à morte. Destina-se a pessoas que procuram ampliar os seus horizontes pessoais na exploração desta questão fundamental que é a morte ou a pessoas que, enfrentando esta realidade, consciencializam-se da necessidade de se preparar e refletir sobre o sentido da Vida.

Aborda ainda a teoria e prática da relação de ajuda e a prática da escuta activa, fundamentais em todas as relações humanas.

Os profissionais de saúde e voluntários que trabalham nas áreas de cuidados paliativos ou outras situações em que sejam regularmente confrontados com a morte e o sofrimento irão beneficiar de suporte emocional e treino de competências na área da relação de ajuda a fim melhorar a sua capacidade de dar apoio emocional e espiritual às pessoas que cuidam e de evitar o seu esgotamento emocional.

Este curso foi alvo duma investigação científica a nível de doutoramento de Carol Gouveia Melo na Universidade de Kent, Reino Unido, ao abrigo duma bolsa concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que validou a sua importância para profissionais de saúde.

OBJETIVOS

Desenvolver competências emocionais para lidar com o sofrimento (da próprio e do outro) perante a morte; adquirir recursos para dar apoio existencial a pessoas em fim de vida e à sua família.

DESTINATÁRIOS

Profissionais de saúde e voluntários que trabalham nas áreas de cuidados paliativos, continuados, ou outras situações em que são regularmente confrontados com a morte e o sofrimento; qualquer pessoa que deseje fazer uma reflexão sobre o sentido da vida e da morte; cuidadores informais que procuram dar um apoio mais profundo a familiares ou amigos em fase final de vida, ou adquirir competências para ser voluntário da AMARA.

PROGRAMA

32 horas: 24 online e 8 offline

MÓDULO 1: "VIVER E MORRER, A MESMA PREPARAÇÃO”

Espaço de desenvolvimento pessoal e de reflexão

MÓDULO 2: "RELAÇÃO DE AJUDA”

MÓDULO EXTRA (Gratuito): “Voluntariado e Cuidados Paliativos”

Para participantes que posteriormente queiram ser voluntários da AMARA). (1 dia; a realizar 3 vezes por ano)

METODOLOGIA

Exposições teóricas com debate em grupo, exercícios práticos (individuais e em grupo) de desenvolvimento pessoal e práticas de escuta ativa.

CERTIFICADO DE FORMAÇÃO

Será fornecido certificado a cada formando que assista aos dois módulos da formação, após preenchimento da ficha de avaliação.

Ao completarem a formação os formandos ficam sócios da AMARA beneficiando de isenção de jóia e de quota durante uma ano (mais um ano civil para além dos meses do ano em que fizeram a formação). Após este período os voluntários ativos beneficiam de um valor de quota de 10€ em vez do valor normal de 30€.

FORMADORA

Carol Costeloe