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Mindful
Self-Compassion

Auto-compaixão significa ser-se bondoso para consigo próprio como podemos ser para com os outros. É reconhecer que atravessamos um momento difícil, não ignorar as nossas emoções e também não nos julgarmos.
O programa de MSC, destinado a cultivar a capacidade de auto-compaixão, foi desenvolvido pelos psicólogos e investigadores norte-americanos Dr. Christopher K. Germer, especialista na integração da mindfulness com a psicoterapia, e a Dra. Kristin Neff, investigadora pioneira auto-compaixão.

Este programa combina as capacidades de mindfulness (consciência plena ou atenção plena) e de auto-compaixão (a capacidade de responder com bondade ao sofrimento pessoal) para melhorar a nossa capacidade de bem estar emocional.
A investigação científica tem vindo a mostrar que a auto-compaixão aumenta muito o bem-estar emocional, reduzindo a ansiedade e a depressão. Ao tornarmo-nos mais plenamente conscientes e compassivos, sentimos mais leveza e bem-estar na nossa vida quotidiana.
Objectivos:
Compreender o que é a auto-compaixão.
Identificar recursos e forças interiores para aumentar a capacidade de resistir a situações difíceis.
Utilizar a compaixão para viver de acordo com as suas necessidades.
Motivar-se com gentileza em vez de auto-crítica.
Trabalhar sobre as relações difíceis.
Gerir a fatiga empática nas relações de cuidado formal ou informal.
Aprender a praticar a arte de saborear, apreciar a vida, auto-apreciar-se.
Destinatários: Pessoas que desejam lidar melhor com emoções difíceis, melhorar a relação consigo próprios e com os outros tornando-as mais positivas. Cuidadores informais, profissionais ou voluntários ligados à saúde, educação ou outro tipo de relação de ajuda por forma a diminuir os riscos de fadiga empática.
Metodologia:
Práticas formais (meditação, movimento corporal)
Exercícios e práticas informais ligadas a situações da vida quotidiana
Exposição teórica sobre o funcionamento das emoções e do cérebro na reação às situações novas
Partilhas em grupos pequenos e grande grupo e instruções personalizadas.
Nº de participantes: mínimo de 8 e máximo de 12 pessoas
Duração: 30 horas: 8 sessões de 3h mais um dia de retiro de 6h.
Programa:
Descobrir a Mindful Autocompaixão
Praticar a Mindfulness
Praticar a Bondade Amorosa
Descobrir a sua voz compassiva
Vivendo profundamente
Enfrentar Emoções Difíceis
Explorar Relações Desafiantes
Abraçar a Sua Vida

Certificado de formação: Será fornecido certificado de participação a cada formando que assista à pelo menos 80% da formação, após preenchimento da ficha de avaliação.
Formador: Susana Leitão Dagot