Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Curso Abraçar a Vida, Aceitando a Morte 

Quero Inscrever-me 

Curso ONLINE

“O grande problema não é saber o que se vai passar depois da morte, é saber se há vida ANTES da morte” (Pierre Rabhi)Enfrentar a nossa Morte pode ser um dos momentos mais significativos da nossa Vida.

Esta intervenção é um espaço de desenvolvimento pessoal e de reflexão, onde os participantes podem tomar consciência dos seus receios perante a vida e a morte, encontrando formas de viver com mais plenitude e consequentemente, encarar o fim da vida de forma mais natural e com menos ansiedade.

Aborda também a teoria e a prática da relação de ajuda com pessoas com uma doença avançada e as suas famílias. Abrange temas como: o mal-estar do cuidador; o acompanhamento existencial do doente e a sua família, e a prática da escuta ativa.

Este curso foi alvo duma investigação científica a nível de doutoramento de Carol Costeloe na Universidade de Kent, Reino Unido, ao abrigo duma bolsa concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que validou a sua importância para profissionais de saúde.

A quem se destina:

A qualquer pessoa que deseja refletir sobre assuntos existenciais da vida, e a profissionais de saúde e voluntários que trabalham nas áreas de cuidados paliativos, continuados, ou outras situações em que são regularmente confrontados com a morte e o sofrimento. Irão beneficiar de suporte emocional e treino de competências na área da relação de ajuda, a fim de evitar o esgotamento e melhorar a sua capacidade de dar um apoio emocional e espiritual às pessoas que cuidam.

Programa

A formação consiste em exposições teóricas com debate em grupo, psicodrama, exercícios práticos de desenvolvimento pessoal e de escuta ativa.

MÓDULO. 1: "VIVER E MORRER, A MESMA PREPARAÇÃO”
13 de Novembro (6ª feira) 18:30 - 22:30
14 e 15 de Novembro 2020 (Sáb e Dom) 09:00 - 17:00

Um espaço de desenvolvimento pessoal. Reflexão sobre como viver com mais plenitude e assim poder encarar o fim da vida de forma natural. Trabalho sobre os medos perante a vida e a morte que tanto nos limitam. Descoberta interior dos recursos latentes em cada um.

MÓDULO. 2: "RELAÇÃO DE AJUDA”
21 e 22 de Novembro 2020 (Sáb e Dom) 09:00 - 17:00

Aborda a dimensão espiritual que damos à vida, à morte e ao nosso trabalho com pessoas doentes. Reflexão sobre as etapas de aceitação face aos desafios da vida. Práticas de escuta ativa.

MÓDULO EXTRA (para quem quer ser voluntário): Formação Voluntariado e Cuidados Paliativos (1 dia),
A realizar 3 vezes por ano (gratuita para os participantes neste curso).

Formadores:

Carol Costeloe
Cláudia Farinha

Custo: 250€

Descontos:
10% para estudantes
15% para sócios do ACP e sócios SNQTB - Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários
20% para sócios da AMARA

Datas:
13, 14, 15, 21, 22 de Novembro de 2020

  Ligue agora   Mais Informações