Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

   

Ser Voluntário

Acredita que, como cidadãos, temos a responsabilidade de ser solidários e melhorar a nossa sociedade?

QUERO SER VOLUNTÁRIO

É legítimo esperar que uma sociedade civilizada proporcione condições para que os seus membros possam enfrentar a parte final da sua vida com dignidade, rodeados de compaixão e de calor humano.
A AMARA oferece um acompanhamento existencial de idosos e pessoas com uma doença crónica, avançada e progressiva e dos seus próximos, prestado por voluntários devidamente formados para este efeito.

Interessa-se pelo acompanhamento a pessoas com doença crónica, avançada e progressiva, pelo luto, pelo envelhecimento ativo, pela relação de ajuda?

Na AMARA poderá apoiar pessoas doentes e idosos institucionalizados ou no domicílio. Os voluntários da AMARA complementam a atuação dos profissionais de saúde e dos familiares.

Dispõe de competências que podem ser úteis?

Poderá ainda colaborar nas atividades da instituição em diferentes projetos.

Precisamos de ajuda em várias áreas: audiovisual, marketing, comunicação, design, organização de eventos, angariação de fundos, informática, gestão de contactos, criação de linha de atendimento SOS, etc.

Condições necessárias para trabalhar como voluntário AMARA

- Ter recebido a formação básica e indispensável: “Abraçar a Vida, Aceitando a Morte”;

- Disponibilidade para participar em sessões regulares de supervisão em grupo e manter-se em contacto com a equipa da AMARA, nomeadamente com o formador, supervisor ou coordenador;

- Estar disponível para receber formação contínua no decurso do seu voluntariado;

- Comprometer-se e responsabilizar-se pelo seu trabalho, mesmo que ele seja de curta duração.

- Manter-se alinhado com a visão e os objetivos da AMARA, e com a sua posição em questões como a eutanásia, o suicídio assistido, o encarniçamento terapêutico, a dignidade na morte e outras.

Benefícios em ser voluntário da AMARA

- Uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e reflexão sobre questões existenciais.

-Os voluntários da AMARA têm acesso a:

– Primeiro ano de quotas
– Supervisão mensal
– Formação Contínua a preços especiais
– Apoio à distância quando necessário
– Formações e eventos organizados por AMARA
– Os voluntários da AMARA são abrangidos por um seguro que cobre a sua atividade como voluntário.

Supervisão dos voluntários

Mensalmente é feita uma sessão de supervisão presencial ou online, em grupo. Os voluntários AMARA apresentam os seus casos de acompanhamento. Trata-se de um espaço onde podem falar das suas dificuldades e progressos, assim como dos seus sentimentos e vivência enquanto voluntários.

Esta partilha entre voluntários é uma forma de aumentar a qualidade do nosso apoio à pessoa com doença e à sua família. Ao mesmo tempo previne o voluntário de sofrer de algum esgotamento emocional.

Para quem ainda não começou a acompanhar é uma forma de ir tomando contacto com a realidade dos acompanhamentos e aprendendo com a experiência dos outros voluntários.

Para além das sessões de supervisão mensais, os voluntários podem telefonar à Supervisão sempre que necessitam, para tirar dúvidas ou apenas partilhar as suas experiências.
 

PROTOCOLO ENTRE AMARA E VOLUNTÁRIO PRÓXIMAS FORMAÇÕES