Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Missão

A AMARA  faz um acompanhamento existencial de pessoas com doença crónica, avançada e progressiva e também das suas famílias, no domicílio, hospitais, e outras instituições. Para o efeito, prepara voluntários e profissionais de saúde. Desse modo, contribui para que a doença, o envelhecimento e a morte sejam encarados como parte do processo natural que é a vida.

Visão

Uma sociedade deve tratar os seus membros com dignidade e compaixão e encarar a morte como um processo natural, com serenidade e reforçando o sentido da Vida.

Valores

Dignidade

A dignidade da pessoa não depende do seu estado físico ou moral nem da sua posição social. Em certas circunstâncias, a pessoa doente poderá experimentar um sentimento de degradação que põe em causa a sua própria dignidade. O olhar do outro, os cuidados que lhe são prestados, a solidariedade humana, o acompanhamento espiritual são essenciais para respeitar a dignidade.

Respeito pela Vida

A AMARA acompanha pessoas com doenças em estado avançado para que possam partir com o menor sofrimento possível. 

Ao procurar fazer evoluir o olhar da sociedade sobre as doenças graves, a velhice e a morte, a AMARA contribui para desenvolver a humanitude em cada pessoa e melhorar a relação com as pessoas acompanhadas. 

Compromisso na Relação de Ajuda

Quando a AMARA acompanha uma pessoa, faz todos os possíveis para acompanhá-la até ao fim, ou até ela quiser.

Formação

Uma formação adequada é indispensável para quem faz voluntariado em cuidados paliativos e também para os profissionais de saúde.

A formação ministrada pela AMARA destina-se: aos seus voluntários, para que possam de forma competente assistir doentes em fase terminal; a médicos, enfermeiras e outros profissionais de saúde, para de uma forma mais natural compassiva acompanharem as pessoas doentes; a qualquer pessoa que deseje lidar melhor com os seus medos.

Independência de qualquer filiação religiosa, confessional ou política

Os voluntários AMARA não fazem qualquer tipo de proselitismo.

A AMARA é uma entidade formadora certificada pela DGERT.