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24 a 28 de abril 2024 das 9h30 às 18h30
Cada vez mais evidências científicas apontam para os benefícios do mindfulness na promoção da saúde mental e bem-estar emocional, não apenas para adultos, mas também para jovens:
- Gerir o Stresse: crianças e adolescentes vivenciam cada vez mais níveis significativos de stresse, e o mindfulness oferece ferramentas para ajudá-los a lidar com essas pressões de maneira mais eficaz.
- Promoção da Saúde Mental: a atenção plena pode contribuir para a redução da ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.
- Desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais: o mindfulness pode fortalecer a concentração, a autorregulação emocional, a empatia e a resiliência, habilidades essenciais para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes.
- Adaptação às exigências do mundo contemporâneo: num mundo cada vez mais acelerado e tecnológico, o mindfulness oferece uma ferramenta crucial para promover a presença, a atenção plena e a autocompaixão.
É assim vital capacitar os educadores e profissionais que trabalham com jovens a integrar o mindfulness nas suas práticas. Ao investir nesse tipo de formação, estamos a contribuir para a promoção de uma geração mais equilibrada, compassiva e emocionalmente saudável.
Este programa oferece uma abordagem prática e abrangente para ensinar e incorporar mindfulness na vida de jovens. Durante esta formação, vai aprender práticas, ferramentas e estratégias para promover a atenção plena, reduzir o stresse, gerir emoções e cultivar a resiliência emocional em crianças e adolescentes. As práticas, exercícios e técnicas apresentados podem ser facilmente adaptados para atender às necessidades específicas de cada faixa etária. Ao concluir esta formação, estará capacitado para ajudar jovens a desenvolver habilidades que os beneficiarão ao longo das suas vidas.
A quem pode interessar
A formação de instrutores de mindfulness para crianças e adolescentes pode interessar a educadores, psicólogos, profissionais de saúde mental, pais, líderes comunitários e qualquer pessoa interessada em promover o bem-estar emocional e mental de jovens. Além disso, organizações que trabalham com crianças e adolescentes, como escolas, centros comunitários, centros de acolhimento e instituições de saúde, também podem beneficiar com esta formação, pois oferece ferramentas para ajudar os jovens a lidar com o stresse, fortalecer a concentração e desenvolver habilidades de autorregulação emocional.
Programa
Introdução ao mindfulness:
Explicação dos conceitos básicos do mindfulness.
Os benefícios do mindfulness para crianças e adolescentes.
Práticas de mindfulness para crianças:
Exercícios de respiração consciente adaptados à linguagem e à imaginação das crianças.
Práticas de atenção plena sensorial, como explorar os sentidos e observar o ambiente.
Práticas de mindfulness para adolescentes:
Exploração de técnicas de mindfulness aplicadas a desafios específicos da adolescência, como o stresse e a pressão social.
Práticas de mindfulness para lidar com as emoções e os pensamentos comuns nessa fase.
Jogos e atividades de mindfulness:
Introdução de jogos e atividades que promovem a prática de mindfulness.
Incentivo à expressão criativa por meio de desenhos, escrita ou outras formas de arte relacionadas ao mindfulness.
Cultivo de habilidades sociais e emocionais:
Exploração de práticas de mindfulness voltadas para o desenvolvimento de empatia, compaixão e resolução de conflitos.
Como o mindfulness pode ajudar a melhorar a comunicação e os relacionamentos interpessoais.
Adaptação e personalização:
Orientações sobre como adaptar as práticas de mindfulness para diferentes faixas etárias e necessidades individuais.
Incentivo à criatividade na criação de práticas de mindfulness adaptadas a situações específicas, como exames escolares ou situações de ansiedade.
Integração na vida quotidiana:
Discussão sobre a importância de levar o mindfulness para além das sessões formais, incorporando-o à rotina diária.
Sugestões práticas de como incluir momentos de mindfulness em atividades comuns, como refeições, banho ou caminhadas.
Ética e responsabilidade:
Exploração dos princípios éticos relacionados ao mindfulness e à prática de instrução.
Discussão sobre a responsabilidade dos instrutores em criar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças e adolescentes.
IMPORTANTE: Mindfulness não é uma terapia e não substitui acompanhamento especializado quando necessário.
A formação segue um programa de quatro dias de ensino teórico-prático (cerca de 35 horas).
Datas previstas: de 25 a 28 de Abril das 9h30 às 18h30 (com intervalo para almoço)
Local: Maria Calma, Mindful Movement (Matosinhos)
Preço: €350 (para empresas + IVA 430.5)
Nota: pode fazer um pagamento inicial de €150 ao inscrever-se e o restante até 18 de Abril
Data limite de inscrições: até 5 dias antes do início da formação
Pré-requisitos: os participantes devem ter experiência prévia em mindfulness, ter uma prática regular de mindfulness e estarem familiarizados com as necessidades e desafios enfrentados por crianças e adolescentes.
Recursos: os participantes receberão um manual e guiões de práticas
Certificados: esta formação tem certificação DGERT
Facilitadoras: Margarida Cardoso e Ivone Anes
Ivone Ruth Anes de Almeida
Há bastantes anos que pratica Meditação. Mais do que um suporte, a prática constitui uma direcção, um princípio e um fim, um caminho que iniciou com Balkrishna e continuou com
Margarida Cardoso, com quem fez a formação em mindfulness.
Tem vindo a aprofundar a prática e os ensinamentos com Mingyur Rinpoche e outros Professores, com quem tem realizado retiros e formações diversas.
Colabora com o Centro Budista do Porto, orientando sessões de mindfulness e meditação com
crianças, adolescentes e jovens e dinamiza grupos de mindfulness em escolas e outras
instituições educativas. A formação de instrutora de Yoga (que pratica há vários anos) tem sido
uma preciosa bússola no trabalho com estas faixas etárias. Colabora na organização das
atividades e práticas regulares na Casa do Bal, no Porto e integra o grupo Tergar Porto como
coordenadora de prática.
No âmbito da Educação, foi professora (Português, Inglês e Expressão Dramática) e atriz em
grupos amadores e profissionais. Integrou o projecto Teatro nas Escolas (CMP) e outros de
investigação-ação sobre aplicação de práticas dramáticas em aulas de línguas vivas,
juntamente com projetos de cidadania e desenvolvimento pessoal. Fez parte de equipas de
formação de professores no âmbito da Reforma do Ensino e dos programas de Português,
orientou estágios de professores, dinamizou workshops para professores, auxiliares de
educação e famílias, no âmbito do movimento, da voz, da leitura, da escrita e da expressão
pessoal. Criou e dinamizou Clubes de Teatro, Leitura, Escrita e Expressões integradas em
Escolas, Bibliotecas, Associações Culturais e outros espaços. Enquanto artista-educadora, tem
desenvolvido projetos criativos com o Espaço BOA (Bombarda oficinas de Artes), Museus,
Escolas, Lares, Centros de Dia, Instituições Sociais e Associações diversas, com públicos de
todas as idades, profissões e condições.
Projeto pessoal: aprender a vida: aprender a ser feliz e contribuir para um mundo mais
consciente, mais atento, mais feliz.
Margarida Cardoso
Começou a praticar meditação ainda jovem e em 1985 tornou-se praticante dentro da tradição do budismo tibetano. Deste aí tem recebido ensinamentos de várias escolas e tradições, e a partir de 2000 pratica meditação segundo o budismo zen. Tem a formação de instrutora de meditação Samatha-Vipasyana do Instituto Karma Ling (atual Sangha Rimay) e a partir de 2015 recebeu teacher training na área do Mindfulness. É professora de Mindfulness, facilitando o programa MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy), MBCT-L (Mindfulness for Life, de acordo com o protocolo desenvolvido pelo Centro de Mindfulness da Universidade de Oxford ), o programa CIT (Compassionate Integrity Training) pelo Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics (Life University, Atlanta). Tem ainda formação em Mindfulness na Educação (o currículo para crianças e adolescentes de Mindful Schools e o programa Still Quiet Place), Mindfulness na Comunicação (com Oren J. Sofer) e MBPM (Mindfulness-Based Pain Management – programa Breathworks). Facilitou ainda as várias edições do programa Mindfulness para Professores na Faculdade de Letras do Porto (cursos de Formação Contínua). É responsável pelo Centro Budista do Porto e pelo projeto Gaya Ecodharma. Participa no Work That Reconnects, de Joanna Macy, e colabora com a Clínica de Saúde Mental Reach, orientando formações baseadas em Mindfulness e Compaixão para Cuidadores e sobreviventes oncológicos. Orienta e coordena a primeira formação de Instrutores de Meditação do Centro Budista do Porto.
Licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas, tem formação em Pintura e trabalhou profissionalmente em lexicografia numa editora, e interessa-se ainda por vegetarianismo, artes expressivas, escrita e criatividade, orientando desde 2001 workshops, cursos e retiros de meditação em que integra estas componentes.
Site pessoal https://margaridacardosomeditacao.wordpress.com/
Projeto Gaya Ecodharma https://gayaecodharma.org/
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