Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Saiba mais sobre a nossa política de privacidade e o uso de cookies ACEITAR

Doula de 
Fim de Vida

A palavra Doula vem do grego e significa "mulher que serve". Há alguns anos atrás, o início e o fim da vida eram acompanhados, em casa, pelas mulheres. É um conceito já muito difundido na área do acompanhamento da grávida (pré, parto e pós parto).
No fim da vida já se começa a desenvolver noutros países mas em Portugal ainda não se houve falar.... Até agora ...
A morte, nos dias de hoje, é negada e escondida. Mas a sua essência é a própria vida. Afastar a morte, afasta-nos da vida e de nós.
A doula do final da vida é alguém que conhece e compreende a fisiologia do processo do final da vida e morte, que respeita e assegura as necessidades básicas da pessoa que está nesta etapa da vida e, acima de tudo, respeita as opções desta e da sua família / amigos, apoiando nas decisões informadas e conscientes.
O papel de Doula no Fim da Vida é acompanhar a pessoa que está a morrer, e os seus entes queridos / amigos, durante os últimos anos, meses, semanas e dias de vida. A doula fornece apoio emocional, físico, recursos, educação / informação e amizade para aqueles que aceitam e abraçam o morrer como um período da vida, não apenas um final abrupto.
É um período da vida que traz desafios e alegrias, tristezas e oportunidades. A doula do final da vida apoia tanto a pessoa que está a morrer quanto a sua família e amigos, para ajudá-la a viver esta etapa da vida ao máximo.
Visão e valores 
A morte é entendida como um evento normal da vida, não apenas um final abrupto.
Este curso oferece uma abordagem holística de suporte adequada ao fim da vida, onde todos os aspetos do ser humano são tidos em consideração (físicos, emocionais, psicológicos, sociais, culturais e espirituais).
O trabalho em equipa é essencial para que todos os aspetos do ser humano sejam tidos em consideração (profissionais de saúde, voluntários, técnicos, assistentes, doulas, familiares e amigos, etc.)
A doula não é um profissional de saúde mas pode e deve trabalhar em conjunto com estes.
As doulas fornecem informação e apoio não julgador, confidencial e respeitoso, adaptado às necessidades e valores de cada família.
A pessoa que está a morrer, o centro dos cuidados, e sua família são vistas como uma unidade. Cada ser é único e os cuidados devem ser adaptados em conformidade.
A Vida é um caminho de auto-descoberta, onde o conhecimento de nós próprios, e do que os outros nos trazem sobre nós, é fundamental. A escuta ativa e silenciosa de nós próprios, saber estar em nossa presença, é basilar para podermos Estar e Ser com o Outro.
Objectivos
Pretende-se, para além da área do saber e aquisição de conhecimentos, uma abordagem de crescimento, desenvolvimento pessoal e autodescoberta. Para cuidar do outro, com respeito pelas suas decisões, primeiro é essencial, que nos conheçamos a nós próprios e saibamos distinguir o que é nosso e do outro.
Os formandos deste curso desenvolvem conhecimentos e compreensão das várias áreas do cuidar, de uma forma holística.
Este curso irá fornecer oportunidades para discutir temas, fazer perguntas e encontrar uma comunidade que possa apoiar nesta jornada e escolhas de vida.
Após a finalização do curso, não ficará sozinho (a) na caminhada de acompanhamento de quem solicitar apoio.
ajuda dos formadores e fundadores do curso.
apoio da formadora principal, 24h, durante todos os dias do ano.
acesso a uma plataforma online de partilha e aprendizagem.
acesso a documentação sobre os temas dados (irá sendo disponibilizada ao longo da realização dos módulos), a bibliografia, artigos científicos e filmes.

Destinatários: Todas as pessoas, profissionais da saúde ou não, que sentem o apelo para prestar cuidados, apoio e advocacia para alguém que está a defrontar-se o fim da sua vida, bem como a sua família e amigos.
Destina-se a todas as pessoas que pretendam ter uma perspetiva mais positiva sobre a morte. Que pretendam aprender a desconstruir conceitos que fomos aprendendo ao longo da vida e que nos trazem sofrimento. Que queiram aprender a incluir os ciclos da natureza na sua vida e levar esta nova forma de estar aos outros.
Destina-se a todas as pessoas que queiram Viver uma vida mais consciente.
Pretende-se, para além da área do saber e aquisição de conhecimentos, uma abordagem de crescimento, desenvolvimento pessoal e auto-descoberta. Para cuidar do outro, com respeito pelas suas decisões, primeiro é essencial, que nos conheçamos a nós próprios e saibamos distinguir o que é nosso e do outro.

Duração: 144h, 9 fins-de-semana (sábado e domingo)​
Mais 70h de trabalho individual.

Programa
Poderá haver necessidade de reajustar os horários/dias ao longo do curso, havendo o consentimento do grupo)

Fim de semana 1
“VIVER E MORRER”
Um espaço de desenvolvimento pessoal. Reflexão sobre como viver com mais plenitude e assim poder encarar o fim da vida de forma natural. Trabalho sobre os medos perante a vida e a morte que tanto nos limitam. Descoberta interior dos recursos latentes em cada um.
“RELAÇÃO DE AJUDA”
Aborda a dimensão espiritual que damos à vida, à morte e ao nosso trabalho com pessoas doentes. Reflexão sobre as etapas de aceitação face aos desafios da vida. Práticas de escuta ativa.

Fim de semana 2
Práticas de Escuta Ativa

Fim de semana 3
Compaixão.
Burnout e Auto-cuidado.
Toque de relação

Fim de semana 4
O que é uma doula? O papel da doula na nossa sociedade.
Cuidados paliativos. Terapias complementares.

Fim de semana 5 e 6
Caminho espiritual interior

Fim de semana 7
Corpo – O templo da Vida e da Morte
Dor da perda e processo de luto

Fim de semana 8
Testamento Vital.
Comunicação. Planear o final da vida.
Aspetos legais. Diferentes perspetivas espirituais e religiosas.

Fim de semana 9
Código ético, confidencialidade, segurança e limites.
Da teoria à prática: o que mais podemos fazer?
Acompanhamento após a morte.

Nº de participantes: mínimo de 6 e máximo de 16 pessoas

Certificado
Após a realização do curso será passado um certificado de presença a quem esteve presente em 90% da formação.
Durante o curso serão pedidos trabalhos para realizar em casa.
No final do curso, será realizada a avaliação individual do percurso realizado.

O certificado de habilitação será passado apenas a quem:
- tiver estado presente em pelo menos 90% da formação
- tiver efectuado todos os trabalhos de casa solicitados
- tiver sido considerado apto pelos formadores

Responsável do curso: Ana Infante