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Curso ‘TREINO EM INTEGRIDADE COMPASSIVA’
Compassionate Integrity Training - CIT / O Treino em Integridade Compassiva é um programa educacional que cultiva valores humanos essenciais para o desenvolvimento individual, social e ambiental. Ao integrar várias competências, como a autorregulação e a autocompaixão, mas também a compaixão e o envolvimento com sistemas complexos, o CIT/TIC visa o cultivar de uma Integridade Compassiva: a habilidade de viver de acordo com os nossos próprios valores, a partir do reconhecimento de uma humanidade comum e de uma orientação fundamental para a gentileza e reciprocidade.
Viver de acordo com os nossos próprios valores implica também uma investigação e um autoquestionamento, pois nem todos os valores promovem o bem-estar pessoal e social. Para essa investigação, usamos senso comum, a experiência pessoal e a ciência. A Integridade Compassiva não surge só de pensar sobre a mesma, mas é o resultado do conhecimento, da compreensão e do cultivar de um conjunto concreto de competências. Ao impedir ações que comprometem o nosso bem-estar e o dos outros, o cultivar de Integridade Compassiva na vida pessoal e na comunidade tem impacto direto no florescimento individual e coletivo.
Porquê Ética Secular?
Embora o CIT/TIC promova valores como compaixão e integridade, baseia-se numa abordagem secular da ética universal fundamentada em senso comum, experiência comum e ciência, e não numa cultura particular ou religião. Uma ética secular pode ser útil a qualquer pessoa, seja qual for o seu background, ao mesmo tempo que não entra em conflito com valores religiosos. A palavra “secular” não implica por outro lado um sentimento anti-religioso, mas sim inclusividade e respeito por todos. Esta abordagem à ética tem sido defendida pelo Relatório Mundial da Felicidade publicado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU, e por individualidades como o Dalai Lama.
Sobre o Programa
O CIT/TIC é baseado nos últimos desenvolvimentos no campo das neurociências, psicologia, cuidados informados de trauma, estudos sobre paz e conflitos e ciência contemplativa. É influenciado pelo trabalho de Daniel Goleman e Peter Senge, pelas iniciativas de Educação Socio-emocional (SEL), e outras áreas. O Programa foi primeiramente concebido pelos Drs. Michael Karlin e Brendan Ozawa-de Silva do Center for Compassion, Integrity and Secular Ethics (CCISE) da Life University (Atlanta, Estados Unidos).
O seu refinamento foi ainda possível pelo trabalho colaborativo de uma equipa de investigadores nestas áreas e por um conjunto de outros programas e protocolos baseados em resiliência, mindfulness, gratidão, compaixão e interdependência. Estes programas incluem Cognitively-Based Compassion Training na Universidade de Emory, Compassion Cultivation Training na Universidade de Stanford, Mindfulness-Based Stress Reduction, os modelos de Trauma Resiliency e Community Resiliency do Trauma Resource Institute, o modelo Ayeka e a prática japonesa de Naikan.
Programa (é composto por 10 sessões de 2h. Total: 20 Horas)
0. Conceitos fundacionais (serão enviados vídeos para ver antes da primeira sessão)
Série I: Relacionar-se consigo (autorregulação)
1. Acalmar Corpo e Mente
2. Consciência ética
3. Consciência emocional
4. Autocompaixão
Série II: Relacionar-se com os outros
5. Imparcialidade e Humanidade Comum
6. Perdão e Gratidão
7. Empatia
8. Compaixão
Série III: Relacionar-se com Sistemas
9. Apreciar a Interdependência
10. Envolver-se com Discernimento
As sessões incluem discussão em pequenos grupos e com o grupo completo de participantes, atividades experienciais, escrita reflexiva, diálogo mindful e práticas contemplativas.
Modelo educacional
Cada módulo permite aos participantes progredirem através de 3 níveis de compreensão. No CIT/TIC, é importante que o conhecimento não se mantenha a um nível puramente intelectual; para ser efetivo deve levar a uma compreensão profunda e mudanças de comportamento. O conhecimento torna-se transformador quando vai da cabeça para o coração e daí para a ação (mãos). Os três níveis de compreensão são:
1. Conhecimento recebido: aprendizagem de nova informação e clara compreensão de um tópico.
2. Insight Crítico: quando o participante, através de exercícios e práticas, usa as suas experiências e razão e chega a uma compreensão profunda, um insight, quando entende de que forma um conhecimento se relaciona com a sua vida. Aqui o conhecimento já é transformador.
3. Compreensão Integrada: momentos de insight crítico podem não ser suficientes para mudar de hábitos, por isso uma compreensão integrada refere-se a um aprofundamento e maior internalização do conhecimento, de forma que se torna espontâneo, uma segunda natureza: não é algo que se sabe, é parte do que somos. Isto vem de uma prática regular e consistente e de uma reflexão continuada a partir do insight crítico. As mais recentes descobertas em neuroplasticidade e neurogénese mostram que uma prática contínua modifica a estrutura do cérebro e o funcionamento neuronal, sugerindo que é possível mudanças a longo prazo no corpo, no cérebro e no comportamento. É aqui que o conhecimento (incluindo o conhecimento e competências como autocompaixão, compaixão, integridade, etc.) se torna transformador a um nível profundo.
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